Raças de gatos mais populares no Brasil: Qual a sua preferida?

“Ah, gato é tudo igual”. Essa é uma premissa das mais erradas, pois os gatinhos estão bem longe de serem todos iguais.

As raças fazem com que eles difiram entre si para além do tipo de pelo, cor e porte, pois definem também quais são os cuidados que devemos ter com eles ao longo da vida do pet.

Esses cuidados estão relacionados com a alimentação, com a pelagem e até mesmo com a saúde do bichinho, já que alguns podem ter problemas relacionados à respiração, por exemplo, dadas as características faciais.

Dessa forma, para te ajudar a conhecer um tanto mais a respeito dos bichanos e, sobretudo, aprender como cuidar deles, preparamos um guia das 6 raças de gatos mais comuns no Brasil.

Quer saber tudo sobre as diferentes raças de gatos mais populares por aqui? Nos acompanhe!

1 – Gato persa

Imagem ilustrativa do texto "Raças de gatos mais populares no Brasil: Qual a sua preferida?". Publicado no blog da Bondu.

O gato persa poderia ser definido como a elegância em forma de gato e, para muitas pessoas, é sinônimo de luxo.

Seu porte é médio e seu comportamento é muito tranquilo. Seus pelos costumam ser mais alongados e o seu focinho é plano. Por muito tempo, em competições de estética animal, foi considerado o mais popular.

Para quem está pensando em adotar um gatinho, o persa pode ser uma excelente opção, sobretudo por seu comportamento ser muito amável e dócil, sendo de fácil adaptação com o ambiente em que vive, com outros pets e com crianças.

Uma outra raça que deriva do persa também merece atenção especial, que é o himalaia, resultante da cruza entre o gato siamês e o persa.

Os gatinhos himalaia têm a pelagem do persa e os olhos azuis do siamês.

2 – Gato siamês

Imagem ilustrativa do texto "Raças de gatos mais populares no Brasil: Qual a sua preferida?". Publicado no blog da Bondu.

O gatinho siamês é reconhecido por conta dos seus olhos azuis e das suas extremidades mais escuras, como pontas das orelhas, rabo e patas, sendo considerado um dos animais mais encantadores que existem, graças, também, à sua postura muito elegante.

Na Tailândia, o comportamento do gato siamês rendeu que ele fosse considerado a companhia perfeita para os reis do país, que frequentemente eram presenteados com o gatinho.

Em relação ao temperamento do gato siamês, podemos considerá-lo um tanto quanto imprevisível, sobretudo por combinarem a amabilidade com um temperamento mais apático.

O gato siamês é muito independente, o que requer do tutor alguns esforços para a sua socialização desde muito cedo.

Além desse cuidado mais específico, o gato siamês também exige alimentação específica para a raça.

3 – Maine coon

Imagem ilustrativa do texto "Raças de gatos mais populares no Brasil: Qual a sua preferida?". Publicado no blog da Bondu.

Os gatinhos maine coon são uma novidade aqui pelo Brasil, mas já se tornaram super populares devido ao seu tamanho, que é relativamente grande, quando comparado a outros gatos. Os gatos maine coon podem pesar até 13 kg. Para termos de comparação, esse é o peso de um poodle de porte médio.

Em relação à pelagem do maine coon, sabemos que pode ser muito variada, mas algo que eles têm em comum é o seu rabo, muito peludo.

Os gatos dessa raça são bastante ativos e muito amigáveis, embora o próprio ambiente em que vivem possa determinar o comportamento do gatinho com maior precisão.

Vale sempre dizer que, por serem muito grandes, a alimentação dos maine coons é bastante específica, pois temos de suprir com vitaminas e minerais um gatinho que é bastante diferente de gatos de outras raças.

4 – Angorá

Imagem ilustrativa do texto "Raças de gatos mais populares no Brasil: Qual a sua preferida?". Publicado no blog da Bondu.

Além de ser um dos gatos mais populares no Brasil, podemos cravar que também é um dos mais especiais, sobretudo por conta do seu porte elegante e dos seus pelos longos.

Os cuidados com o angorá estão ligados, sobretudo, com a saúde dos pelos, que interfere diretamente na saúde do pet, sobretudo em relação à sua pele.

Sua pelagem pode ter cores variadas, indo do branco ao preto, com a possibilidade de termos também misturas na coloração.

Um dos pontos que mais chama a atenção em relação aos gatinhos angorá é a heterocromia, quando apresentam um olhinho de cada cor. O mais comum é que um dos olhos seja azul, enquanto o outro apresenta um tom amarelo-esverdeado.

Por conta dos seus pelos, é importante que a alimentação do gato angorá seja específica para essa necessidade, de forma que possa ser mantida sempre saudável, forte e elegante.

5 – Sphynx

Imagem ilustrativa do texto "Raças de gatos mais populares no Brasil: Qual a sua preferida?". Publicado no blog da Bondu.

O gatinho Sphynx é, atualmente, a raça mais rara e mais exótica dos felinos, sendo conhecido também como pelado canadense. Esse gato não tem qualquer pelo em seu corpo, sendo considerado muito elegante.

Esse gatinho tem orelhas bem marcantes, grandes olhos e a ausência total de bigodinhos. A falta de bigodes, que é uma espécie de radar para os gatos, faz com que esses gatinhos sejam mais desajeitados.

Os gatos Sphynx são muito dóceis e muito apegados aos seus tutores, gostam de ficar sempre na companhia dos seus tutores.

O primeiro gatinho sem pelos nasceu em uma ninhada, no Canadá, em 1966. De lá para cá, esse mesmo gatinho deu cria a outros animais sem pelos, o que deu continuidade à raça Sphynx.

6 – Ragdoll

Imagem ilustrativa do texto "Raças de gatos mais populares no Brasil: Qual a sua preferida?". Publicado no blog da Bondu.

O ragdoll recebeu esse nome peculiar por conta de uma característica comportamental das mais fofas: ele simplesmente relaxa seu corpo inteiro quando o pegamos no colo, parecendo, então, uma boneca de trapos.

É uma das raças mais dóceis que existem e seu comportamento é dos mais tranquilos, podendo ser um excelente animal de companhia para crianças, que certamente irão brincar muito com o gatinho.

O ragdoll é um gato de grande porte, podendo chegar facilmente aos 9 kg. Os seus olhos são sempre azuis e, com isso, acabam por formar um rostinho muito harmonioso tanto em coloração dos olhos e do pelo, em suas bochechas e focinho.

Os pelos do ragdoll são longos e podem se apresentar em uma grande variedade de cores, sendo, muitas vezes, parecidos com o siamês nessa configuração da pelagem.

Em relação à alimentação, tal qual necessitam outros gatos de pelo longo, é necessário ter bastante cuidado, buscando por alimentos que sejam específicos para pelos e pele.

Além disso, escovação diária também faz com que os pelos sejam mais saudáveis.


Publicado

em

por

Tags: