Nove dicas indispensáveis para tornar sua casa mais amigável aos seus pets

Muitas pessoas estão adotando a tendência de integrar seus lares com seus queridos animais de estimação – cães, gatos e pássaros – sem comprometer o estilo ou o conforto.

Em vez de confinar seus companheiros peludos ao exterior, os proprietários de animais de estimação estão redesenhando e adornando seus espaços de convivência considerando o bem-estar de seus animais, fomentando assim um movimento crescente de design de interiores amigável para pets.

Julia Szabo, colunista de pets do New York Post e autora de “Animal House Style: Designing A Home To Share With Your Pets”, destaca a ideia de que é possível manter tanto um lar esteticamente agradável quanto acomodar animais de estimação. “O fator crucial é escolher materiais apropriados e atender às necessidades de seus animais.”

Julia, que divide sua casa com uma dúzia de cães e gatos resgatados, enfatiza que uma casa amigável para animais não só beneficia os animais, mas também melhora o conforto humano. “Se uma casa é adequada para cães, também é aconchegante para crianças e convidados.”

1) Realize aspirações regulares

Mesmo que seus móveis combinem perfeitamente com os pelos do seu gato, adote o hábito de aspirar suas peças estofadas pelo menos duas vezes por semana. Durante as épocas de troca de pelos, a aspiração diária pode ser necessária.

Os pelos dos animais carregam um odor e contêm óleos que atraem sujeira. Julia sugere investir em um aspirador potente, projetado para eliminar eficientemente os pelos de animais.

2) Mantenha a higiene regular dos animais de estimação

Estar atento aos hábitos de higiene de seu gato ou cachorro contribui para um ambiente doméstico mais limpo.

Unhas aparadas evitam arranhões em pisos e móveis. Escovar e banhar regularmente ajuda a minimizar a queda de pelos, impedindo que os pelos soltos se espalhem por toda a casa.

3) Opte por tecidos resistentes a manchas

Evite materiais como seda, chintz e veludo, que retêm facilmente os pelos dos animais de estimação. Em vez disso, explore tecidos sintéticos resistentes a manchas, odores, bactérias e patas sujas.

O artista William Wegman, conhecido por suas fotografias, introduziu no mercado uma linha de tecidos voltados para os amantes de animais, com camurças duráveis e sarjas nomeadas Polka Dog e Material Dog.

Esses tecidos estão disponíveis em lojas de estofados, fabricantes de móveis e designers de interiores. Couro é outra opção adequada devido à sua facilidade de limpeza e durabilidade.

Enquanto algumas classificações de couro podem apenas sofrer arranhões das garras dos animais de estimação, ele agrega personalidade.

4) Utilize tecidos laváveis na cama

Em casos em que seus animais de estimação compartilham seu espaço de dormir, acidentes são prováveis. Proteja seu colchão com um protetor espesso e escolha lençóis de algodão em tons médios ou padrões que disfarcem os pelos e as manchas entre as lavagens.

Capas de edredom são convenientes, pois podem ser removidas e lavadas regularmente. Cobertores de matelassê de aparência delicada, com sua costura apertada, resistem aos arranhões das garras e às lavagens frequentes.

5) Evite papéis de parede

O papel de parede absorve facilmente odores, retém pelos de animais de estimação e absorve manchas inevitáveis relacionadas a animais de estimação.

Nan Ruvel, uma designer de interiores com sede em Chicago, recomenda evitar o papel de parede devido à dificuldade em manter a limpeza.

6) Opte por pisos resistentes

Pisos resistentes são preferíveis para casas amigas dos animais de estimação, oferecendo diversas opções. Concreto pintado, terrazzo, tijolo e pisos de madeira são todas opções duráveis.

O azulejo cerâmico é a melhor escolha, pois é fácil de limpar e altamente resistente a manchas causadas por animais de estimação. O azulejo é resistente a arranhões de unhas e proporciona um local fresco para os animais de estimação descansarem durante o clima quente.

Materiais porosos como mármore são menos resistentes a animais de estimação do que outras superfícies duras, devido à vulnerabilidade a manchas causadas pelo vômito de animais de estimação.

7) Projete uma área amigável para animais de estimação próxima a uma entrada

Ao planejar o layout de sua casa, considere os hábitos de seus animais de estimação. Se o seu cão sai frequentemente, certifique-se de que haja um ponto de entrada designado para eles.

Por exemplo, criar um espaço para sujeira com azulejos de porcelana nas paredes e no chão pode facilitar a limpeza de seus animais antes de entrarem na casa. Inclua espaço de armazenamento para coleiras e comida na forma de compartimentos sob os assentos em bancos. Prateleiras embutidas podem conter toalhas usadas para limpar a sujeira dos animais de estimação ao retornarem do quintal.

8) Ofereça guloseimas e brinquedos atraentes e organizados para os animais de estimação

Embora os cães possam gostar de alimentos crus, esses itens podem causar bagunça e manchas. Opte por brinquedos de borracha, mais resistentes e à prova de destruição.

Para gatos, considere produtos que agreguem também desgaste de unhas, como arranhadores e árvore de escalada, que também serve como uma peça de decoração elegante. Prateleiras de madeira também podem servir como poleiros para gatos.

9) Coordene as cores do ambiente com a pelagem do seu animal de estimação

Selecionar cores que combinem com a pelagem do seu animal de estimação pode ajudar a minimizar a visibilidade dos pelos soltos. Por exemplo, um piso de concreto cinza pode complementar a pelagem cinza de um gato.

Alternativamente, escolha tonalidades que harmonizem com a coloração do seu animal de estimação para reduzir a aparência dos pelos soltos. Evite paredes brancas, que tendem a mostrar acúmulo de sujeira e pelos.


Publicado

em

, ,

por

Tags: